OLHA EU O LEÃOZÃO AQUI DE NOVO!!
Bem, esses dias eu estava "wondering", passeando por um dos domínios críticos (if u know what i mean) 'ainda'(?) não ameaçados da internet que gosto muito. Estava a rolar perigosamente a barra do navegador no 9gag quando deparei-me com isso:

Como é perceptível, trata-se de uma ideia GENIAL (OK, empolgay-u, CAPS NO MORE), original e interessantíssima de um pedagogo que merece um Nobel se a difundir. E que não me venham com preconceitos ou rótulos, porque recentemente vi RPG associado à educação em UM PROJETO DE PESQUISA olha aê, olha ê! DE Universidade!
Mas como você, Pedro da Silva, planeja pôr em prática alguns aspectos dessa ideia, inerente ao que está para chegar? Pretendo aplicá-la em algumas situações que não as de uma classe de alunos, mas, sim, de algumas deveres inexoráveis¹ cabíveis a mim neste semestre que chega segunda-feira treze(uuuuuuhhhiiii! Que meeedo, Keveedo!). Antes de ter tal perspectiva, estive pensando, para engendrar minha produtividade nesse período próximo, estratégias como "Timeboxes" para todos os tipos de tarefas não envolvidas com o estudo, "Esforço-recompensa", etc. (muito agradecido a meu hermanito Martial por ter "alumiado-me" a mente com estes e outros conceitos/conselhos. O supra-sumo da coisa é o seguinte:
a) Me gusta RPGs, principalmente seu "estilo de vida" 'LEVELético', 'EXPelético', 'CLASSético', 'SKILLético', enfim... Oh, god of neologisms, please forgive me, it was necessarry for simplification. Sei que pode ser um delírio, para muitos (bem, para mim, não, então queimem-se de inveja os 'muitos'.), mas já me peguei pensando que se a vida seguisse o sistema RPGético (Oh, god...again...) ela faria MUITO mais sentido.
b) Pretendo criar algo semelhante ao que você percebeu (se sabe inglês, se não, fuck you!Aaah, agora sabe, né?) na imagem que coloquei acima. Ela mostra, principalmente, um aspecto da metologia "Eforço-recompensa". Já venho pondo mais ou menos em prática algo embasado nisso. Por exemplo: Para ontem, criei 3 Quests, sendo uma opcional; por enquanto, sem recompensas (1- Ler 100 páginas de *; li 104; 2- Não gastar mais que 2 minutos vendo atualizações dos outros no facebook; i did it!; 3- (opcional) Não vou revelar aqui, hhehehe; anyway, i did it!). Para hoje, uma das 4 quests planejadas é justamente produzir esta postagem aqui (Doing the quest: you're doing it right!). A primeira Quest que quero agendar para domingo, quando estarei de volta a Natal, é: 1- Procurar meu caderno da UFRN, que perdeRAM (leu certo, após a consoante temática ) para criar, semanalmente ou diariamente, dependendo da urgência, desde quests e quantidades fornecidas por elas de XP, recompensas, etc., até atualizações de minha Skill Tree com a gastanças dos pontos de XP. É algo que pode funcionar assim, comigo: Se eu agendei que deveria ler, por exemplo, 60 páginas de "A Semiologia das Afasias" e assim o fizer, supondo que a tarefa (porque já falei a palavra quest demais!) renda 60 de XP, e eu tenha já adquiridos de tarefas anteriores 1940. Então, gasto os 2000 de XP para adquirir a habilidade na minha Skill Tree "It's Hammer Time!(1/5)" (nome meramente sugestivo, hehehe), que me dá o direito de, uma vez a cada 7 dias, no fim de semana, jogar 2 horas de Skyrim ou qualquer outro jogo de mesmo estilo. A próxima fase dessa habilidade "It's Hammer Time! (2/5)" dobra o seu efeito no elemento "vezes/fim de semana", porém custará mais XP ainda(Ex.: 2500 XP) para ser ativada, do contrário, como na esfera dum RPG real mesmo, as coisas ficariam divertidas, mas fáceis demais (e isso seria um perigo para os meus planos!). Quando minha quantia de XP zerasse, para adquirir mais deveria realizar mais tarefas, e assim continuaria.
c) Certa vez, não lembro onde, ouvi ou li(sei lá) que muita vezes (ou será que foi sempre?), BAH, CALA A BOCA E DEIXA O DISCURSO FICAR SIMPLES, CONSCIÊNCIA DA PORRA! (Tá bom, tá bom). Muitas vezes só se aprende quando se acha divertido e/ou interessante. Creio que no caso das crianças os dois funcionam sempre. No caso dos adultos, geralmente, o "interessante" prevalece. Nesse meu caso, acredito que serão as duas coisas (Bah, ainda sou parte de uma criança, só que agora com cabelo no sovaco, responsabilidades e uma vida de paixões e trabalho a levar!). E Creio que essa foi a maneira mais instigante e divertida que encontrei até agora de manter-me estável nesse objetivo probo que pretendo levar além.
Issaê, gente. Penso em deixar um pouco essas reflexões de lado nos próximos posts e voltar a escrever algo que, um tantinho assim, vocês gostam mais de ler, eu sei. Tenho 3 contos em mente, com títulos +- assim "O Homem Que Ficou Preso Numa Vaca"(daqui até lá imaginarei uma palavra para 'ficar preso', para que o título possa ser menos extenso), "Retórica De Um Pedinte", "Por Que Espada e Escudo?",etc. Nada em especial, tipo, algum filme, cena de série, nada, inspirou-me, efetivamente, a escrevê-los. Apenas uns projetos soltos no vazio os quais minha retentiva agarrou e apresentou-me. E, pensando, agradeci-lhe com todo gosto: obrigado, mente fértil.
Nota:
¹Considero-os "deveres inexoráveis" porque jamais posso ter em mente isto: Ah, deixa pra fazer depois, agora não. NÃO, não mesmo, se é inexorável, é inflexível. Se é inflexível, o momento de fazê-lo não pode ser flexibilizado numa linha temporal. Ainda não vi alguém que "dobrasse o tempo". Ele é "duro feito o meu... osso... da omoplata." Sou muito magricela, sabe?
Pn(Póst Nota):
TO SHED SOME LIGHT
Completed
Esforço-Recompensa: é um ótimo método! E zere esses pontos de XP mesmo, viu, pra não ficar tão fácil. E cuidado pra não cair na tentação de "só mais um pouquinho" ou "só até terminar essa quest" ou ainda "só hoje".
ResponderExcluirQuest 3 opcional e não revelada: fap, oh wai-
Projetos de contos: gostei dos títulos (especialmente dos dois primeiros). Acho que nunca li um conto seu, só poemas. Estou ansiosa :)
Nota: é muito magricela, é? Inclusive a sua... omoplata ?
Tia, One doesn't simply talk about ashskadnksjdfapsnanklns quests. Escrevi, sim, um conto, com toda modéstia, um bom conto, na minha "golden era", na verdade foi o único, inspirado em u-know-who-it-is-friend-of-u-2, when u-know-when. Publiquei no antigo *eca* "Utopia Romântica", creio que foi o último post. Se quiser, qualquer dia desses publico novamente.
ResponderExcluirya!
Sou muito esperta pra sacar as parada, mano! :P
ExcluirAh, se quiser, publica aí, ou manda pra mim via e-mail.
Interessante esse condicionamento, já ouviu falar de "implementation intentions"? (veja: http://en.wikipedia.org/wiki/Implementation_intention)
ResponderExcluirDesses dois que mencionei-te (timebox, recompensa), só tive prática fervorosa mesmo com "timebox". Exaustivamente usei para por fim a pedrinha do sapato de "será que dediquei-me o suficiente?". Uma "rule of thumb" é usar o conceito do "work all the time you work", quer dizer que estude duas horas por dia, mas que sejam duas horas de estudo, sem distrações.
Para leitura, aprendi que o melhor timebox fica entre 30~45 minutos, meramente empírico, geralmente eu perdia o foco depois desse tempo e a situação piorava quando estendia a leitura "a força".
Já na parte de estudo mesmo (lê-se: o que você precisa pra tirar os pontinhos e passar nas matérias), 90min é ideal. Sempre os descansos devem ser de 15 minutos. Não entenda como "só aqueles 15 minutinhos", que acabam virando uma, duas, três HORAS facilmente. São 15 min de descanso? beleza então esses 15min vão ser (palavra feia vindo aí) "timeboxeados". Isto é, até a hora do descanço (entre estudos) deve ser bem medida e bem pesada e se você tem uma lista de coisas pra fazer no dia dá pra balancear assim.
E quem sabe entre os estudos não dá pra ter 15min de leitura (de diversão) |:)